sábado, 19 de julho de 2014

Juareis Mendes


Nascido no Maranhão em 1934, Juareis Mendes começou a criar contos e desenhos infantis quando percorria o Norte e o Nordeste do Brasil vendendo livros didáticos. E foi rabiscando nas viagens que começou a criar personagens de letras, números, simultaneamente com músicas. Chegou a ajudar os filhos muitas vezes na idade escolar, recriando histórias populares e musicando-as.
      Juareis é formado pela faculdade da vida (auto-dita), é artista Plástico, ativista cultural e já foi vendedor de livros didáticos na década de 70 atravessando todo o Brasil. Sonhava em publicar um livro que fosse de sua autoria, na intenção de divulgar o seu trabalho.
     Entre letras e números que viram personagens e dão asas a imaginação, seu Juareis obteve certa dificuldade no início da carreira, pois não encontrava editoras que pudessem publicar os seus livros. E nem mesmo editoras do Rio e São Paulo, cidades que ele visitou, apoiaram o projeto. Mas ele não desanimou, continuou percorrendo as cidades brasileiras, visitando bibliotecas e escolas. E foi na escola que o seu trabalho teve uma ótima receptividade.
   Ao Longo de sua Carreira, lançou três livros: “O Chorão”, “O Estranho Safari” e “O mundo Mágico dos Números” que encanta crianças de todas  as  idades.
Nesse último, números e letras se transformam em animais, despertando nas crianças o interesse por algarismos e facilitando o ensino do desenho e da pintura, além de divertir e arrancar sorrisos de todos os públicos.
“A criança não esquece nada, assimila tudo que vê e o desejo de conhecer, impulsiona a assimilação das informações e a memória também é um ato criativo e não somente a restauração e repetição” . Seu Juareis ainda acrescenta “Respeite cada letra que pronuncie e dê vida a ela”                                                                                                    Participou de uma série de eventos ligados á cultura e a literatura, tendo ganhado alguns prêmios.
    Foi vencedor do segundo prêmio literário da fábrica de livros em 2007, participou do 2ª concurso brasileiro de literatura Infantil, foi membro da Fundação Nacional de Bem Estar ao Menor e também esteve presente no 1º Simpósio Nacional sobre dinamização de Bibliotecas infantis, escolares e salas de leitura promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Niteroiense de Arte. Em 2004, participou do II Workshop para educadores ; “O papel do educador no enfrentamento das violências do cotidiano escolar”, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
     Até os dias atuais, Juareis Mendes continua encantando crianças de todas as idades, inclusive os adultos, com letras e números que se transformam em animais. Marca do nosso escritor, que entrará para a histórias, já que ele diz: “Existo Logo Rabisco”





Circuito Literário Recicla Leitores
Data: 09/08/2014 (Sábado)
Horário: 14:00 às 22:00
Local: Centro Educacional Azevedo Lima – CEAL - Rua Comandante Ari Parreiras, 2450 – Paraíso - São Gonçalo. (Via Principal)
*Ao lado da Caixa Econômica do Paraíso, próximo ao Colégio MV1.

Entrada: 1 Kg e alimento não perecível (para o Abrigo Cristo Redentor, de São Gonçalo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário